MEDIA CENTER

Evacuação médica de tripulante a bordo da grua flutuante “PODEROSA”

16 MAR 2016 16:03

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lisboa com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenaram durante esta manhã, uma operação de evacuação médica de um tripulante da grua flutuante "PODEROSA", de bandeira Portuguesa, a pairar no Mar da Palha, Porto de Lisboa.

​O sinistrado foi socorrido no local pelo INEM, com apoio de agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa. Após avaliação da situação do CODU-Mar como urgente, pelo tripulante apresentar indícios de ter fraturado a perna e existir a necessidade de evacuação médica, dada a proximidade da embarcação ao porto de Lisboa, o Capitão do Porto ativou a lancha UAM “Tufão” que se dirigiu à grua flutuante com equipa médica a bordo, disponibilizada pelo CODU-Mar. Na embarcação, seguiram também elementos do Troço do Mar da Capitania e da Estação Salva-vidas de Lisboa.

À espera no cais encontrava-se ainda uma ambulância do INEM para encaminhar o passageiro do sexo masculino, 40 anos de idade e nacionalidade portuguesa, até ao hospital de São José, em situação estável.

O acidente de trabalho que envolveu um funcionário da empresa Socarfer - Transportes e Serviços integrados, S.A, deu-se no decurso de uma operação de descarga entre o Batelão “Eurotagus B-2369-TL” e o navio mercante “SSI Glorious”.​