Na sequência de um alerta recebido pelas 15h00, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que uma embarcação se tinha virado, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira e do Projeto "SeaWatch", bem como uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António. Para o local deslocaram-se também elementos do INEM.
À chegada ao local onde se encontrava a embarcação acidentada, constatou-se que os quatro tripulantes tinham conseguido chegar a terra pelos seus próprios meios, sendo que um deles apresentava ligeiras escoriações num braço, tendo sido assistido por um elemento do Projeto "SeaWatch" e por elementos do INEM.
A embarcação encontrava-se numa zona de rebentação entre a praia da Fábrica e a praia de Cabanas, não tendo sido possível recuperá-la no momento, ficando a skipper da embarcação notificada para proceder à remoção da mesma assim que possível.
Foi contactado o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) para promulgar um aviso à navegação.
O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira tomou conta da ocorrência.