O alerta foi recebido cerca das 23h20, através dos velejadores, tendo sido de imediato ativada para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz.
À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que os dois velejadores se encontravam bem fisicamente, não havendo necessidade de prestar assistência médica, tendo procedido posteriormente ao reboque do veleiro para a marina da Figueira da Foz, por razões de segurança para a navegação.
Durante as operações de reboque, a mulher caiu à água devido a um golpe de mar, numa zona de difícil acesso devido à rebentação e às condições de mar que se faziam sentir, tendo sido de imediato ativadas para o local uma embarcação semirrígida e uma mota de água da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz e uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz para iniciar buscas.
A vítima, que envergava colete salva-vidas na altura do incidente, foi detetada pelas 01h41 na praia do Hospital, apresentando sinais de cansaço, tendo sido posteriormente transportada para uma unidade hospitalar por elementos da Polícia Marítima.
O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência.