MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional efetua resgate de tripulante de um navio de cruzeiro ao largo do Funchal

20 abr 2020 11:45

A Estação Salva-vidas do Funchal efetuou, entre o final do dia de ontem e a manhã de hoje, o resgate de um tripulante de 30 anos de idade, a bordo de um navio de cruzeiro de bandeira de Malta, a navegar a cerca de 223 km do Funchal, que apresentava fortes dores abdominais com indícios de apendicite aguda, necessitando de receber assistência médica.

​O alerta foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) pelas das 18h40, através de contacto telefónico, e de imediato encaminhado para o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar). Devido às restrições impostas na Região Autónoma da Madeira, foi efetuado despiste para a COVID-19, tendo sido negativo e autorizada a arribada e desembarque pelas Autoridades de Saúde.

Foi acionada a embarcação da Estação Salva-vidas do Funchal “ISN-SR40”, com um elemento da Equipa Médica de Intervenção Rápida a bordo, que se deslocou ao local e efetuou o resgate do tripulante.

O homem foi hoje desembarcado na Marina do Funchal, pelas 07h15, onde era aguardado por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores do Funchal, previamente ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), tendo sido encaminhado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.