Os quatro elementos deslocaram-se para a zona do Farol do Bugio com duas motas de água e pranchas. Um dos elementos do grupo, que estava na prancha, perdeu o contacto com os restantes elementos e uma das motas de água avariou, tendo um dos elementos que se encontrava numa das motas de água feito o alerta para as autoridades a pedir auxílio.
O alerta foi recebido pelas 14h45, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido de imediato empenhada para o local a embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais "Rainha D. Amélia", que efetuou o resgate de três elementos que se encontravam junto às motas de água.
O quarto elemento, que se encontrava na prancha de surf e perdeu o contacto com o grupo, remou até terra, tendo sido detetado pela Polícia Marítima da Costa da Caparica quando estava a chegar a terra na zona da Cova do Vapor. O surfista não precisou de assistência médica, tendo sido conduzido para o Posto da Polícia Marítima da Costa da Caparica para identificação.
Os restantes elementos encontram-se na Marina de Oeiras, onde chegaram cerca das 17h00 conduzidos na embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais "Rainha D. Amélia".
Na Marina de Oeiras encontra-se uma equipa da Polícia Marítima de Lisboa a recolher a identificação dos indivíduos assistidos.
O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lisboa está a coordenar a ação.