MEDIA CENTER

Polícia Marítima resgata 81 migrantes em 12 horas (c/vídeo)

20 nov 2019 17:15

A equipa da Polícia Marítima que se encontra em missão na ilha grega de Lesbos efetuou dois resgates na noite de ontem e na madrugada de hoje, tendo salvo 81 migrantes, dos quais 34 crianças, 20 mulheres e 27 homens.

​O primeiro resgate ocorreu na noite de ontem, pelas 23h40, quando a embarcação "TUBARÃO" intercetou um bote,  a cerca de 4.6 km a Este de Karolas, com 39 migrantes a bordo, dos quais 17 crianças, 10 mulheres e 12 homens.

Todos os migrantes foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram, pelas 00h35, e foram entregues às autoridades gregas em segurança.

O segundo resgate ocorreu na madrugada de hoje, pelas 05h10. A equipa da Polícia Marítima intercetou um bote com 42 migrantes, dos quais 17 crianças, 10 mulheres e 15 homens, que se encontrava a cerca de 3.7 km em frente Eftalou, tendo todos os migrantes sido transferidos para a embarcação "TUBARÃO", devido às condições de mar adversas e por razões de segurança.

Os migrantes foram transportados para o porto de Skala Skamineas onde desembarcaram, pelas 05h44, e foram entregues às autoridades gregas em segurança.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

Desde 2014, ano em que iniciou a participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima já salvou 6806 vidas.

VER VÍDEO.