MEDIA CENTER

49 migrantes resgatados pela Polícia Marítima na Grécia (C/ Vídeo)

15 OUT 2019 19:10

Na madrugada de ontem, a equipa da Polícia Marítima em missão na ilha grega de Lesbos resgatou 49 migrantes, dos quais 15 crianças, 15 mulheres e 19 homens que se encontravam a bordo de um bote.

A equipa da Polícia Marítima na viatura de vigilância costeira detetou um eco, cerca da 01h20, junto à linha de fronteira, tendo passado as coordenadas à equipa na embarcação "TUBARÃO", que navegou para o local confirmando que se tratava de um bote com 49 migrantes, os quais foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima.

Durante o transbordo dos migrantes verificou-se que uma das mulheres se encontrava debilitada e inconsciente, tendo-lhe sido prestados os primeiros socorros e administração de oxigénio. A embarcação da Polícia Marítima navegou de imediato para o Porto de Molivos, para a pronta assistência da mulher, tendo por isso sido deixado o bote à deriva.

Todos os migrantes desembarcaram e foram entregues às autoridades gregas em segurança, tendo a mulher de 27 anos, já consciente mas ainda debilitada, sido transportada de ambulância para o hospital de Mitilene

Posteriormente a equipa da Polícia Marítima regressou à área e procedeu à recolha do bote.

Desde 2014, quando iniciou a participação na missão POSEIDON, na Grécia, a Polícia Marítima já resgatou 6378 migrantes.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM

VER VÍDEO.