MEDIA CENTER

Elementos da Marinha do Projeto “SeaWatch” salvam banhista na praia da Concha em São Pedro de Moel

8 JUL 2019 17:07

Dois militares da Marinha pertencentes ao Projeto “SeaWatch”, em serviço de vigilância nas praias do espaço de jurisdição da Capitania do Porto da Nazaré, salvaram ontem, cerca das 17h00, um banhista em situação de pré-afogamento numa praia não vigiada, de difícil acesso e com muitas rochas, conhecida por Praia da Concha, em São Pedro de Moel, concelho da Marinha Grande.

​O banhista encontrava-se a cerca de 100 metros da costa, em grandes dificuldades, exausto e a ser arrastado pela corrente.

Os elementos da Marinha, ao passarem por aquela praia, foram alertados por populares para a situação e, de imediato, com recurso à prancha de salvamento efetuaram o resgate, trazendo o banhista para terra, prestando-lhe os primeiros socorros e o apoio adequado.

A vítima, um homem com 63 anos de idade, estava consciente, apresentava escoriações devido ao contacto com as rochas e estava com princípio de hipotermia, pelo que foi transportado para o Hospital de Leiria, pelos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

O Projeto "SeaWatch" é uma parceira entre o Instituto de Socorros a Náufragos e a SIVA, com nove anos, que tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.