MEDIA CENTER

Polícia Marítima efetua dois resgates e salva 52 migrantes na Grécia (C/Video)

29 JUN 2019 19:06

A equipa da Polícia Marítima realizou na madrugada de hoje dois resgates, salvando 53 migrantes na ilha de Lesbos, Grécia.

​O primeiro resgate deu-se pelas 06h25, quando a Viatura de Vigilância Costeira detetou um bote em frente a Lambda, tendo este sido intercetado pela embarcação da Polícia Marítima "TEJO", pelas 06h33.

A bordo estavam 13 migrantes, três mulheres, uma criança e nove homens, que foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.

O segundo resgate deu-se pelas 06h35, quando o Chefe de Equipa da Polícia Marítima detetou um segundo bote a aproximar-se de terra na zona de Eftalou. O agente estava a preparar-se para sair do hotel, indo prestar apoio no desembarque dos migrantes, quando detetou o segundo bote.

Após confirmar que se tratava de um bote de migrantes, o Chefe de Equipa da Polícia Marítima ativou a equipa de folga que se encontrava no hotel, e dirigiram-se para a praia onde o bote se estava a dirigir.

Intercetaram, já na praia, um grupo de 39 migrantes (22 crianças, nove mulheres e oito homens), todos de nacionalidade síria.

Após a interceção, os migrantes foram entregues às autoridades gregas em segurança, tendo a equipa ido depois prestar apoio à equipa da embarcação "TEJO" no desembarque do primeiro grupo de migrantes.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, o sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

 

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

 

Video: https://drive.google.com/open?id=122stJVWjswbZNtvnByaKhFQdrUc9BKZB