MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional participa no exercício CASCADE’19

28 MAI 2019 19:05

Iniciou-se hoje o exercício europeu de proteção civil, que irá decorrer em Portugal entre os dias 28 de maio e 01 de junho, e conta com a participação da Autoridade Marítima Nacional.

​Este exercício é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, e decorre nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos.

Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma serie de ocorrências em cascata.

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, decorrem os cenários de poluição marítima em Aveiro e Setúbal. Em Aveiro, consequência de condições meteorológicas adversas, um navio colide com o cais, provocando um derrame no porto. Por seu lado, o sismo provoca uma rotura nos tanques e bacias de uma instalação industrial, provocando um derrame que irá afetar o rio, as praias ribeirinhas e o mar.

A Direção-Geral da Autoridade Marítima irá ativar o plano de contingência nacional para incidentes de poluição do mar, o "Plano Mar Limpo", e serão envolvidas as Capitanias de Aveiro e Setúbal, as Brigadas de Intervenção Rápida dos Departamentos Marítimos do Norte e Centro e a Direção de Combate à Poluição do Mar.

Nestes cenários participarão também várias as entidades nacionais e internacionais.

Para saber mais sobre o Cascade'19, poderá visitar a página https://www.amn.pt/DCPM/Paginas/Cascade19.aspx.