MEDIA CENTER

Auxílio a surfistas em Matosinhos

10 JAN 2016 17:01

O Comando-local da Polícia Marítima de Leixões e o Sistema de Salvamento Balnear (SSB) da Câmara Municipal de Matosinhos resgataram hoje, ao fim da manhã, dois surfistas em dificuldades na Praia do "Titan", em Matosinhos.

​O alerta foi recebido pelas 12h30 no piquete da Polícia Marítima (PM), tendo deslocado de imediato para o local alguns agentes. Foi também acionada uma embarcação da Estação Salva-vidas dos ISN de Leixões, bem como os meios do SSB (Sistema de Salvamento Balnear) da Câmara Municipal de Matosinhos, com nadadores-salvadores e respetivo material de salvamento e o INEM.

Os surfistas conseguiram nadar para as pedras do enrocamento do molhe sul do Porto de Leixões, pelos seus próprios meios. Os agentes da PM lançaram aos surfistas duas boias de salvação circulares que, amarradas a terra, serviram de apoio de segurança aos sinistrados. O pessoal do SSB, com apoio da Polícia Marítima, trouxe os surfistas para terra.

Ambos os surfistas, de nacionalidade portuguesa, encontravam-se com sinais de hipotermia e algumas escoriações nos pés, tendo sido assistidos no local pelo INEM. O incidente foi provocado, essencialmente, pelo estado alteroso do mar (forte ondulação e corrente) e vento muito intenso.