MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena resgate de vítima de queda de falésia na Ilha da Madeira

26 fev 2019 12:05

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e com o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC IP-RAM), coordenou ontem, dia 25 de fevereiro, as operações de resgate de uma mulher numa falésia na zona da Ponta das Gaivotas, próximo da Quinta do Lorde.

​O alerta foi dado pelas 17h23, via telefone para a Polícia Marítima, por uma embarcação que se encontrava na zona, informando de que uma viatura havia caído de uma falésia, encontrando-se no sopé da mesma, na zona da Ponta das Gaivotas.

Foi de imediato ativada para o local, uma embarcação salva-vidas da SANAS Madeira, uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal (ISN-SR40), agentes da Polícia Marítima, por terra e por mar, elementos da Polícia de Segurança Pública e elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Machico.

Pelas 18h08 foi recebida a informação de que no interior da viatura apenas se encontrava uma mulher, aparentemente sem vida. Após avaliação por parte de elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Machico, verificou-se que não seria viável a extração da vítima por mar, tendo sido ativados meios para que se efetuasse este procedimento por terra.

Após manobras de elevada complexidade, realizadas pela equipa de resgate do Corpo de Bombeiros Voluntários de Machico, considerando a localização da vítima, a extração foi concluída pelas 21h16, tendo sido verificado o óbito no local pelo Delegado de Saúde e transportado o corpo para Gabinete de Medicina Legal e Ciências Forenses da Madeira.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.