Até à presente data, foram desencadeadas diversas investigações, indiciando que no espelho de água da zona da captação de água no rio Lima, na freguesia de Subportela, uma embarcação de recreio estava a ser utilizada no exercício da pesca da lampreia.
Ontem, dia 29 de janeiro, pelas 17h00, a Polícia Marítima desencadeou uma operação dirigida à referida embarcação, em que foi verificada na atividade da captura da lampreia.
Os tripulantes, ao se aperceberem da presença da polícia, abandonaram a embarcação na margem norte do referido rio, tendo fugido a pé.
Durante as diligências de medida cautelares e de polícia apurou-se que o proprietário da embarcação de recreio utilizada na prática ilícita da pesca, tinha a bordo uma arte de pesca considerada ilegal e confirmou-se que o motor utilizado não está averbado.
A embarcação foi apreendida, bem como todos os equipamentos e artes que se encontravam a bordo, foi rebocada e transportada para as instalações do Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, onde irá permanecer até decisão administrativa.
