MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional resgata tripulante filipino a cerca de 52km do porto de Leixões

19 JAN 2019 18:01

O Capitão do Porto de Leixões, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, e com o Centro de Orientação de Doente Urgentes no Mar (CODU-MAR), coordenou o resgate urgente de um tripulante de nacionalidade filipina, com 26 anos de idade, que se encontrava a bordo de um navio de bandeira norueguesa, a navegar a cerca de 52km a sudoeste do Porto de Leixões, com destino ao Porto de Roterdão.

​Para efetuar o resgate, foi ativada a embarcação salva-vidas SR-28, pelas 11h50, que largou de Leixões pelas 12h00 em direção ao navio, tendo sido efetuado o resgate do tripulante pelas 12h53.

O tripulante foi depois transportado para a Marina do Porto Atlântico, onde chegou pelas 13h15. No local encontrava-se uma equipa da Polícia Marítima, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos/Leça e uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a aguardar a chegada da embarcação que efetuou o resgate.

O tripulante filipino foi depois transportado para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, pelos Bombeiros e acompanhado pelos elementos da Polícia Marítima, que tomaram conta da ocorrência.