MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional contém foco de poluição na Baía de Cascais

26 NOV 2018 17:11

O Comando-local da Polícia Marítima de Cascais recebeu hoje, pelas 08h30, um alerta da comunidade piscatória da zona sobre uma embarcação de pesca que teria afundado no local da amarração, na Baía de Cascais.

​Do incidente verificou-se a libertação do combustível existente nos tanques, cerca de 100 litros de gasóleo, concentrado numa área com aproximadamente 150 metros quadrados.

No menor espaço de tempo possível foi assegurada uma resposta eficaz, tendo sido empenhados três elementos da Polícia Marítima, e quatro elementos da Estação Salva-vidas de Cascais, com duas embarcações semirrígidas, de forma a concentrar a poluição na menor área possível.

Foram colocadas barreiras de contenção, de modo a confinar o foco de poluição junto à amarração da embarcação de pesca, e utilizado material absorvente de hidrocarbonetos para realizar a sua recolha.

Pelas 12h30, o Capitão do Porto de Cascais e Comandante-local da Polícia Marítima deu por finalizada a operação de combate a poluição por hidrocarbonetos, considerando normalizada a situação, sendo de prever o início dos trabalhos de emersão e remoção da embarcação de pesca, a curto prazo.

A Autoridade Maritima Nacional, mantém-se de prevenção e pronta a atuar, caso se verifiquem novas situações no âmbito do combate à poluição do mar, conforme previsto no âmbito do Plano Mar Limpo.