MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena resgate de mergulhador na Ilha da Madeira

3 AGO 2018 16:08

O Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou, no dia 02 de agosto, uma operação de resgate de um mergulhador de nacionalidade portuguesa, de 35 anos, que se encontrava a efetuar caça submarina junto à costa em Ponta Delgada, tendo sido arrastado para longe devido à corrente costeira nessa área.

​O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 15h22, tendo sido empenhada a embarcação salva-vidas da SANAS Madeira "SANAS103".

O resgate foi efetuado pelas 16h06 e o desembarque do mergulhador pelas 16h38, no cais do porto de abrigo do Seixal, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, ativada previamente pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

Para junto do mergulhador acorreu um popular com formação de nadador-salvador que, após verificar que aquele estava em dificuldades, entrou na água para o auxiliar até à chegada da embarcação "SANAS103".

O mergulhador encontrava-se cansado e consciente, não necessitando de assistência médica imediata, mas por precaução foi transportado para o Centro de Saúde de São Vicente para observação.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.