MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena resgate de jovem na praia da Ursa em Sintra

26 JUL 2018 19:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais recebeu hoje um alerta, cerca das 13h30, através dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, dando conta de um acidente seguido de uma possível situação de afogamento na praia da Ursa, em Sintra.

​Foram de imediato mobilizados os meios da Polícia Marítima, que ao chegarem ao local verificaram que os Bombeiros Voluntários de Almoçageme se encontravam a estabilizar a vítima, um jovem de nacionalidade ucraniana, com 22 anos, que após ter efetuado um mergulho embateu com a cabeça numa rocha.

O jovem foi resgatado para terra por populares que se encontravam na praia em situação estável, apresentando sintomas de cansaço e má-disposição, havendo a suspeita de um possível traumatismo craniano.

Devido às difíceis condições de acesso ao local, o resgate foi efetuado por via aérea com recurso a um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou a vítima para a Base Aérea do Montijo, onde aguardava uma ambulância que, posteriormente, efetuou o transporte do acidentado para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Envolvidos nesta ação estiveram a Polícia Marítima, os Bombeiros Voluntários de Almoçageme, o INEM e a Força Aérea Portuguesa.

Após o resgate, um jovem também de nacionalidade ucraniana, que se encontrava no local com o jovem acidentado, foi identificado tendo sido levantado um auto de notícia por ambos os jovens se encontrarem a acampar ilegalmente em zona interdita.

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais coordenou a ação no local.