MEDIA CENTER

Autoridade Marítima colabora em resgate de uma vitima na zona da Lombada Velha na Ponta do Pargo

28 MAR 2018 20:03

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e com o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC IP-RAM), colaborou nas operações de resgate de um individuo do sexo masculino na zona da Lombada Velha na Ponta do Pargo.

​O alerta foi dado pelas 12h29 do dia de ontem, 27 março, via telefone para o MRSC Funchal através do SRPC IP-RAM, solicitando apoio para o resgate por via marítima da vítima e da equipa de resgate.

 O SRPC IP-RAM ativou a sua Unidade Móvel de Comunicações e Transmissões e a equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários da Calheta que, com recurso a um drone do SRPC, IP-RAM "Falcão 1", localizou o  indivíduo do sexo masculino, pelas 13h04, a cerca de 300 metros da base da falésia, tendo a equipa de resgate chegado junto da vítima às 19h41, a qual não apresentava sinais vitais.

 Para efeitos de resgate do corpo por via marítima, uma vez que não era possível fazê-lo por terra, foi ativada uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal (ISN-SR40), assim como o navio da Marinha Portuguesa "NRP Douro", duas motos de salvamento marítimo da Capitania do Porto do Funchal e a embarcação salva-vidas da SANAS Madeira (SANAS 103), em cumprimento do Plano Integrado de Salvamento Marítimo da Região Autónoma da Madeira.

 Foram ainda empenhados agentes da Polícia Marítima, quer por terra, quer por mar, estes últimos pertencentes ao Grupo de Mergulho Forense do Destacamento da Madeira da Polícia Marítima.

Às 22h36 foram suspensas as operações de resgate tendo sido retomadas hoje, aos primeiros alvores.

Após manobras de elevada complexidade realizadas pelas equipas de resgate do Corpo de Bombeiros da Calheta e equipas de resgate por via marítima, pelas 13h53 do dia de hoje, 28 de março, o corpo foi transportado para bordo da embarcação ISN-SR40, tendo a equipa de resgate sido transportada a bordo da embarcação SANAS 103.

O desembarque foi realizado na marina da Calheta pelas 15h12.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.