MEDIA CENTER

Polícia Marítima participa em ação de reflutuamento de embarcação naufragada em Setúbal

27 MAR 2018 14:03

O Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal acompanhou e supervisionou, no dia 26 de março, uma ação com vista ao reflutuamento da embarcação de pesca “JOÃO NUNO”.

​A operação de reflutuação decorreu sem incidentes, entre as 10h30 e as 13h30, sendo a embarcação sinistrada rebocada para Setúbal, acompanhada pela Polícia Marítima.

Esta embarcação naufragou na madrugada do dia 19 de março, na área marítima do Parque Natural da Arrábida, tendo os mergulhadores da Polícia Marítima verificado de imediato as condições de segurança no local, sinalizando a presença da embarcação afundada, e retirando os depósitos de combustível, de forma a evitar risco de poluição ambiental.

O plano de reflutuação da embarcação, que previa a utilização de uma equipa de mergulhadores profissionais e ainda o apoio de duas embarcações de pesca, foi apresentado pelo proprietário da embarcação ao Capitão do Porto de Setúbal, que aprovou o plano.

Dado o local em que se encontrava a embarcação, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foi informado de toda a ação, não identificando qualquer obstáculo ao plano de reflutuação.

À chegada da embarcação ao porto de Setúbal, os peritos da Capitania realizaram uma peritagem técnica no âmbito do processo de acidente marítimo.