MEDIA CENTER

Operação de resgate dos tripulantes do navio encalhado ao largo Bugio realizada com sucesso

8 MAR 2018 18:03

A operação de resgate dos 10 tripulantes do navio espanhol “BETANZOS”, bem como de quatro peritos que se encontravam a bordo, foi realizada com sucesso na tarde de hoje.

Nesta operação, coordenada pelo Capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas (COMAR), foi envolvido um helicóptero EH-101 da Força Aérea que efetuou o resgate dos elementos de bordo e os transportou para a Base Aérea do Montijo, onde se encontrava uma viatura da Autoridade Marítima para os transportar para a Capitania do Porto de Lisboa.

Esta retirada temporária de bordo da tripulação do navio foi decidida pelo Capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Armador, como medida preventiva de segurança dos 10 elementos da tripulação e peritos face à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

Prevê-se o regresso da tripulação ao navio, logo que estejam reunidas as necessárias condições segurança, condições essas dependentes da melhoria do estado do mar, para permitir desta forma, a retoma das manobras de desencalhe do navio.

A Autoridade Marítima Nacional manterá uma monitorização permanente do navio, com equipas em prontidão para alguma eventualidade.