MEDIA CENTER

Operação de remoção de baleia arrojada na Praia do Vale Furado

26 NOV 2015 18:11

Foi conluida hoje, a operação de remoção de uma baleia que arrojou na praia do Vale Furado, concelho de Alcobaça, no passado dia 23 de novembro. O cetáceo foi retirado do areal e encontra-se em preparativos para ser transportado para o aterro.

​A Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, em articulação com os Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça, monitorizaram continuamente durante os vários dias a movimentação da baleia, até estarem criadas as condições para a sua recolha.

O cetáceo arrojou inicialmente, numa posição que não possibilitava qualquer acesso por mar, devido às formações rochosas e, por terra, pela inexistência de caminhos para viaturas. Desde a madrugada de terça-feira, a baleia foi arrastada para sul devido à agitação marítima. Apenas na madrugada de ontem, dia 25 de novembro, terá chegado a um local de fácil acesso a viaturas pesadas, a norte da Praia da Légua, na zona do Vale Inácio.

De acordo com análise dos técnicos do CRAM (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos) de Quiaios, que apoiaram a operação, tratou-se de uma “Baleia Comum”, do género masculino, com 17,9m de comprimento e com um peso estimado de cerca de 15 toneladas.