O plano de desenvolvimento náutico, criado pelo Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Vila do Conde, pretende promover a generalização da prática de desportos náuticos, nomeadamente canoagem, vela e remo, a todos os alunos do concelho.
O programa inclui três níveis de participação, desde a primeira experiência à competição, incluindo os alunos com necessidades educativas especiais, contando com a intervenção de mais de uma dezena de parceiros, públicos e privados, de natureza diversa, que têm no mar o seu elo de ligação.
Os órgãos da Autoridade Marítima associam-se ao programa disponibilizando-se para esporadicamente participar em exposições e ações de divulgação e, uma vez por semana, proporcionar experiências de embarque, organizar visitas às instalações e ministrar palestras que, além de incluírem a Cidadania Marítima, se poderão estender a outras áreas.
Um dos grandes objetivos desta iniciativa é proporcionar aos jovens novas experiências ligadas ao mar, procurando assim cativar o seu interesse e desta forma contribuir, de forma muito positiva e ativa, para uma maior aproximação da comunidade ao mar.
A Autoridade Marítima ao juntar-se a esta iniciativa irá acolher nas suas instalações muitos jovens, proporcionando-lhes uma experiência única e um primeiro contacto com uma realidade que para muitos é, ainda, desconhecida.