MEDIA CENTER

Polícia Marítima colabora com DGAV na devolução de 130kg de berbigão à ria de Aveiro

20 AGO 2017 08:08

O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro colaborou, no dia 18 de agosto, pelas 19h00, com a Direção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), no exercício das suas funções de inspeção na Docapesca, na devolução de cerca de 130 kg de berbigão ao seu habitat natural, na ria de Aveiro.

​​Estes bivalves eram provenientes das capturas efetuadas nas zonas de produção de bivalves – RIAV´S que, entretanto, encerraram por se encontrarem contaminados por toxinas marinhas, logo impróprios para consumo público. 

A interdição da captura de bivalves, contaminadas por toxinas marinhas, aplica-se ao público, mariscadores profissionais e armadores, independentemente do processo de captura, conforme a orientação diária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da capitania. Relembra-se ainda que a ingestão de bivalves contaminados por toxinas marinhas pode causar graves problemas de saúde.

Consulte o edital da capitania sobre a interdição de apanha e captura de espécies bivalves na Ria de Aveiro, em: http://www.amn.pt/DGAM/Capitanias/aveiro/Paginas/Capitania-do-Porto-de-Aveiro.aspx​