MEDIA CENTER

“Surf Salva para Todos” inova com simulador que ensina banhistas a conhecer agueiros

29 JUL 2017 14:07

O projeto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, “Surf Salva para Todos”, numa perspetiva de inovação e de incremento da segurança nas praias portuguesas, vai amanhã, dia 30 de julho, disponibilizar nas suas ações um simulador de agueiros, que ensina os banhistas a atuarem perante este perigo.

​Esta iniciativa arranca amanhã na praia de Matosinhos e irá percorrer mais cinco praias de norte a sul do país, oferecendo formações gratuitas, direcionadas a todos os banhistas, sobre práticas de salvamento e boas práticas a adotar no mar. Com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro vão ser ainda promovidos rastreios gratuitos à pele em algumas destas praias:

  • 30 julho – Praia de Matosinhos
  • 6 agosto – Praia de Carcavelos (com rastreio à pele)
  • 7 agosto – Praia Fonte da Telha (com rastreio à pele)
  • 13 agosto – Praia da Rocha (com rastreio à pele)
  • 14 agosto – Praia dos Pescadores, Albufeira
  • 15 agosto – Praia de Montegordo

O projeto “Surf Salva” já promoveu ações de sensibilização e formação em salvamento aquático e suporte básico de vida junto de 413 nadadores-salvadores, surfistas e amantes de desportos náuticos, entre maio e julho deste ano, alargando agora a sua intervenção a todos os banhistas, com o projeto “Surf Salva para Todos”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro junta-se uma vez mais a este projeto, promovendo ações de sensibilização e prevenção para os perigos da excessiva exposição solar junto dos banhistas. São três as praias onde marcará presença, efetuando rastreios gratuitos à pele, realizados por médicos dermatologistas Voluntários da Liga, em zonas exclusivas, garantindo toda a privacidade do paciente.

Durante o ano passado foram realizados aproximadamente 500 rastreios, tendo resultado na identificação precoce de cerca de 25 casos, reencaminhados para as unidades de saúde para o devido tratamento/avaliação.