MEDIA CENTER

Polícia Marítima efetua novo resgate de migrantes em Lesbos, na Grécia. (COM VÍDEO)

15 JUN 2017 18:06

A Polícia Marítima efetuou mais um resgate esta madrugada, dia 15 de junho, salvando 58 migrantes que se encontravam à deriva num bote de borracha no Mar Egeu, enquanto tentavam fazer a travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia.

​​Este é o segundo resgate, num espaço de dois dias, que a Policia Marítima efetua na Grécia, ascendo a 104 o número de pessoas salvas só esta semana.

Desta feita, seguiam num bote de borracha 8 crianças, 17 mulheres e 33 homens, de diferentes nacionalidades: Afeganistão (4), Iraque (1), Camarões (3), Kuwait (9), Costa do Marfim (2), Eritreia (8), Nigéria (1), Serra Leoa (1), Irão (3) e Congo (26), a nacionalidade mais representativa neste resgate.

Mais uma vez a Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima foi decisiva nesta operação, ao detetar antecipadamente a partir de terra o movimento do pequeno bote, tendo posteriormente direcionado a sua embarcação em direção aos migrantes.​

Após ter chegado ao local e verificado que não existia risco iminente de afundamento, a Polícia Marítima rebocou o bote para o porto de Skala Skamineas, na Grécia, tendo assim todos os migrantes sido resgatados para terra em segurança. 

A equipa da Polícia Marítima portuguesa encontra-se em missão na ilha grega de Lesbos até final de outubro, integrados na missão POSEIDON 2017, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, para o controlo e vigilância das fronteiras marítimas e combate ao crime transfronteiriço.


VER VÍDEOS.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.​​