MEDIA CENTER

Salva-vidas da Figueira da Foz auxilia veleiro

8 JUN 2017 18:06

O Capitão do Porto da Figueira da Foz, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, no dia 6 de junho, uma operação de assistência ao veleiro “Blue Angel”, de bandeira francesa, que se encontrava sem capacidade de governo, a cerca de 8 milhas náuticas ao largo da praia do Osso da Baleia, município de Pombal.

​​O alerta foi transmitido pelo MRCC Lisboa às 17h39, tendo sido empenhado, de imediato o salva-vidas de grande capacidade “Patrão Macatrão” da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz. Uma vez avistada a embarcação e tendo em conta o vento e altura da vaga que se faziam sentir junto da embarcação assistida, pondo em causa a segurança do tripulante que viajava em solitário, foi decidido estabelecer reboque e iniciar o trânsito de regresso ao Porto da Figueira da Foz, que se prolongaria até às 00h30 do dia 7 de junho, com o acompanhamento próximo do navio de patrulha costeira da Marinha, o NRP Tejo.

A operação ficou concluída com a atracação do veleiro “Blue Angel” na Marina do Porto da Figueira da Foz e a chegada em segurança do tripulante, de nacionalidade francesa, ao Porto da Figueira da Foz.


​​