MEDIA CENTER

Projeto “Sea Watch” reforça a vigilância das praias portuguesas

29 MAI 2017 12:05

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal associam-se mais uma época balnear com o Projeto “Sea Watch”, para vigiar e garantir a segurança dos banhistas ao longo das praias sem vigilância de nadadores-salvadores, prevenindo a ocorrência de acidentes por afogamento. O arranque oficial do projeto para este ano, com a entrega das viaturas Amarok, terá lugar amanhã, dia 30 de maio, na Praça do Município, em Lisboa.

​​​O projeto, lançado há seis anos, consiste na cedência por parte da SIVA, durante a época balnear, de 26 carrinhas Volkswagen, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, operadas por militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional.

Estarão presentes na cerimónia, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, o Presidente da SIVA, Dr. João Pereira Coutinho, o Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, e o Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira. 

Agenda:

10h00 – Início da Cerimónia. Içar da Bandeira Nacional

              Apresentação do projeto e sua importância

10h15 – Entrega oficial das viaturas pela Siva Portugal à Autoridade Marítima Nacional

10h18 – Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina

10h28 – Alocução do Presidente da SIVA, Dr. João Pereira Coutinho

10h38 – Alocução do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello

10h55 – Saída em coluna das viaturas VW Amarok

  Encerramento da cerimónia

Este projeto marca presença nas praias portuguesas há 6 anos tendo permitido, no ano passado, a realização de 542 assistências, nas quais foram salvas 262 vidas, posicionando Portugal como um dos países do mundo com a menor taxa de mortalidade por afogamento durante a época balnear.

Nota de imprensa: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar a cerimónia de arranque do projeto “Sea Watch” 2017, no próximo dia 30 de maio, às 10h00, na Praça do Município, em Lisboa.

Hora limite de chegada: 9h45