MEDIA CENTER

Novo naufrágio no mar salvos 14 pescadores em Sesimbra

23 OUT 2015 08:10

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o capitão de Porto de Setúbal, com a Força Aérea Portuguesa e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou durante a madrugada de hoje uma operação de resgate de 14 tripulantes, da embarcação de pesca SEGREDOS DO MAR, que naufragou a 3 milhas do porto de Sesimbra.

O alerta chegou pelas 02h04 através de uma chamada rádio VHF, efetuada pela embarcação de pesca Jonas David, que informou o MRCC Lisboa de que a embarcação de pesca SEGREDOS DO MAR, estaria a naufragar perto de Sesimbra. Com esta informação foram de imediato ativados vários meios para o local. Tendo sido confirmado o perigo através do contacto telefónico do MRCC Lisboa para a embarcação SEGREDOS DO MAR, pelas 02h14, foi reforçada a necessidade de todos envergarem os coletes e ativarem todos os meios de salvamento da embarcação.

O Capitão do Porto de Setúbal empenhou uma embarcação da estação salva-vidas de Sesimbra e outras duas da Polícia Marítima. O MRCC Lisboa empenhou, a lancha NRP Escorpião que se deslocou para o local, o NRP Figueira da Foz e o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que chegou ao local pelas 03h00.

A embarcação de pesca SEGREDOS DO MAR, ficou encalhada junto às rochas, todos os 14 tripulantes foram resgatados, sem ferimentos, pelos meios de salvamento ativados pelo Capitão de Porto e transportados para Sesimbra. Colaboraram ainda nas ações de resgate as embarcações de pesca Pérola de Sesimbra e Luís Adrião.

No porto de Sesimbra, encontrava-se uma equipa de Emergência Médica e 4 ambulâncias, que prestaram cuidados médicos. O mestre da embarcação, foi encaminhado para o Hospital de Setúbal apresentando um quadro clínico de ataque de ansiedade.​