MEDIA CENTER

Resgate de praticante de bodyboard na Foz do Lizando

18 mar 2017 20:55

O Capitão do Porto de Cascais, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC – Lisboa) coordenou hoje, dia 18 de março, o resgate de um cidadão de nacionalidade sueca, com 52 anos de idade, que se encontrava a praticar bodyboard com familiares e amigos, a sul da Praia das Foz do Lizando, e que terá sido empurrado para a base da arriba, onde acabou por ficar inanimado nas rochas.

​O alerta foi dado pelas 13h55 por um popular. Tendo em conta que o local onde a vítima se encontrava era de acesso difícil, foram equacionadas duas formas de resgate através da equipa de grande ângulo dos Bombeiros Voluntários da Ericeira e de Mafra, bem como por meio aéreo da Força Aérea. ​

A vítima acabou por ser resgatada para o topo da arriba pelos bombeiros, pelas 15h15, tendo o médico do INEM declarado o óbito no local, após manobras de reanimação. O corpo foi encaminhado para a morgue do Hospital de Torres Vedras, após autorização do Ministério Público.

O helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea foi empenhado para retirar da base da arriba um bombeiro, o irmão e dois amigos da vítima. A Estação Salva-vidas da Ericeira foi empenhada com uma mota de salvamento marítimo, não sendo possível aceder ao local, tendo em conta a rebentação de cerca de 2,5 metros que se fazia sentir.  

A Polícia Marítima do Comando-local de Cascais participou nas operações de resgate e tomou conta da ocorrência, estando a efetuar diligências junto da Embaixada da Suécia, com vista ao cumprimento de todas as formalidades legais.

A Autoridade Marítima Nacional lamenta o desaparecimento de mais uma vida humana junto à orla costeira, alertando para os cuidados que devem existir sempre nestas situações, e apresenta as sentidas condolências à família do falecido.​