MEDIA CENTER

Assistência ao veleiro “NEWBORN” a sul de Machico

9 JAN 2017 17:01

O Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), coordenou durante a madrugada de hoje, dia 9 de janeiro, uma operação de assistência a um veleiro de bandeira alemã denominado “NEWBORN”, que se encontrava a navegar a cerca de 1,5 milhas náuticas a Sul de Machico, com três tripulantes a bordo. O veleiro solicitou assistência, em virtude de se encontrar sem capacidade de propulsão mecânica e, desta forma, incapacitado de executar as manobras necessárias para a entrada na marina da Quinta do Lorde.

​O alerta foi recebido cerca das 01h27, tendo sido empenhada para o local uma embarcação salva-vidas do SANAS Madeira (SANAS103), de acordo com o Plano Integrado de Salvamento Marítimo da Região Autónoma da Madeira, assumindo o Capitão do Porto do Funchal a coordenação das operações. 

Ao chegar ao local, a embarcação SANAS103 constatou que o veleiro encontrava-se a navegar à vela, tendo confirmado a necessidade de apoio de reboque para a manobra de atracação na marina da Quinta do Lorde. Assim, foi efetuado o reboque e apoio nas manobras de atracação, numa operação que terminou pelas 05h10.

Os três tripulantes, de 55, 34 e 23 anos, do sexo masculino e nacionalidade alemã e austríaca, encontravam-se bem de saúde sem necessidade de qualquer tipo de assistência médica.​