MEDIA CENTER

Inauguração da Estação do Sistema Costa Segura na Horta

7 DEZ 2016 17:12

Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello preside na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, à cerimónia de inauguração da Estação do Sistema Costa Segura na Horta.

​A cerimónia irá decorrer na Capitania do Porto da Horta e inclui o ato formal da inauguração e uma sessão de esclarecimento sobre as valências e capacidades do Sistema Costa Segura.

Estão presentes na cerimónia, Suas Excelências o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, a Secretária de Estado do Turismo, Dra. Ana Mendes Godinho, o Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Silva Ribeiro, o Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Alberto Coelho, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dra. Marta Isabel Vieira Guerreiro, entre outras entidades.

Sistema Costa Segura - Compete ao Capitão do Porto, como Autoridade Marítima Local, exercer a autoridade do Estado nos espaços sob sua jurisdição, designadamente em matéria de busca e salvamento, de proteção e preservação do meio marinho e de segurança da navegação. Para o exercício das suas competências, a Autoridade Marítima Local deve estar dotada dos recursos humanos e materiais necessários à execução das suas missões, destacando-se os meios tecnológicos como auxiliares nucleares de apoio à decisão.

O sistema Costa Segura tem por objetivo a obtenção de conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das Capitanias, recorrendo a um sistema integrado de sensores, efetivo mas de baixo custo, permitindo: promover a segurança da navegação, suportar ações de busca e salvamento e apoiar ações de combate à poluição.

Nota à imprensa: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem a cerimónia de inauguração do Sistema Costa Segura, na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 11h15, na Capitania do Porto da Horta (Largo Dr. Manuel de Arriaga - 9900 - 026 Horta).