MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza pesca ilegal de meixão no rio Douro

2 DEZ 2016 15:12

O Comando-local da Polícia Marítima do Douro realizou no passado dia 29 de novembro, uma ação de fiscalização dirigida à pesca ilegal de meixão, no rio Douro. Foram detetadas, recolhidas e apreendidas duas redes de tela de grande dimensão, que se encontravam caladas na zona da Afurada, dentro do canal de navegação. Nos respetivos sacos estavam retidos cerca de 500 gramas de meixão, que foram devolvidos às águas do rio.

​​Das infrações, foram elaborados os correspondentes autos de notícia. As artes de pesca apreendidas foram levadas para as instalações do Comando-local da Polícia Marítima do Douro, onde ficaram depositadas.

A pesca e comercialização de enguia em estado larvar, vulgarmente conhecida por meixão, constituem uma atividade económica lucrativa, sendo que os comerciantes e consumidores se dispõem a pagar preços elevados. 

A captura do meixão é feita com recurso a redes de tela, de malhagem diminuta, cuja utilização é proibida no rio Douro. Estas redes de tela são colocadas na água por pescadores furtivos, utilizando e deslocando-se no rio em embarcações de pesca ou de recreio, cuja tripulação é constituída por dois a quatro elementos. ​