MEDIA CENTER

Ministro da Defesa Nacional inaugura estação do Sistema “Costa Segura” em Leixões

26 NOV 2016 19:11

Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, inaugurou hoje, dia26 de novembro, a Estação Leça-Leixões do Sistema “Costa Segura”, nas instalações do Departamento Marítimo do Norte.

O "Costa Segura" é um sistema desenvolvido pela Autoridade Marítima Nacional, que pretende prioritariamente contribuir para as ações de salvamento marítimo, socorro e assistência, mas também promover a segurança da navegação, efetuando o seguimento da navegação numa área restrita, acompanhando eventuais navios em dificuldade, com avaria ou arribada forçada e, ainda, apoiar ações de combate à poluição.

Cada estação do sistema "Costa Segura" é composta por um radar, câmara ótica e Sistema Automático de Identificação (AIS), geridos por um "software" de integração da informação com visualização em carta eletrónica.

Participaram também na cerimónia a Ministra do Mar, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, os Secretários de Estado da Defesa Nacional e das Pescas e o Almirante Autoridade Marítima Nacional, entre outras entidades.