MEDIA CENTER

Evacuação médica de um tripulante do navio BOMAR VENUS

28 SET 2015 10:09

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão de Porto de Lagos e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou, durante a madrugada de hoje, uma operação de evacuação médica de um tripulante, de 33 anos e de nacionalidade Turca, que se encontrava a bordo do navio mercante BOMAR VENUS, a navegar a cerca de 33 milhas a sul de Sagres.

​O tripulante apresentava fortes dores na região abdominal, após análise da situação o CODU-Mar concluiu haver necessidade de evacuação médica. Na sequência desta  informação do CODU-Mar o MRCC Lisboa solicitou ao Capitão de Porto de Lagos o empenhamento de um meio para efetuar a evacuação. ​

Nesta operação foi empenhada a lancha SR33 da estação salva-vidas de Sagres, que se deslocou ao encontro do navio BOMAR VENUS e efetuou o resgate do tripulante pelas 06h20, tendo atracado na Baleeira pelas 06h50. Posteriormente foi transportado por uma ambulância dos bombeiros para o hospital distrital de Faro, encontrando-se em situação estável.