Direção de faróis

Farol do Arnel

Ponta do Arnel, Ilha de S. Miguel. Data de estabelecimento: 1876. Latitude: 37º 49’,39 N, Longitude: 25º 08’,16 W.

​Situado na zona oriental da Ilha de S. Miguel, o farol do Arnel foi o primeiro a ser instalado no arquipélago dos Açores, tendo começado a funcionar em 26 de novembro de 1876. De acordo com a documentação existente, o equipamento completo do farol custou cerca de 21 mil reis.

A sua caraterística torre octogonal, foi construída sobre o edifício da mesma forma destinado a alojamento dos faroleiros.

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Equipado originalmente com um aparelho dióptrico de 2ª ordem, produzindo luz fixa de cor branca e mostrando clarões de 2 em 2 minutos, o seu alcance luminoso era, em tempo claro, de 18 milhas para luz fixa e 25 milhas para os clarões.

A fonte iluminante era um candeeiro de azeite com bico de nível constante de quatro torcidas, tendo um consumo horário de 554 gramas.

Em a​bril de 1881, a Câmara Municipal dirigia uma petição ao rei, nos seguintes termos:

«São decorridos cinco annos depois que se acha em laboração o pharol da ponta do Arnel na Villa do Nordeste, ilha de S. Miguel, sem que até hoje se tenha atendido a um serviço indispensável e que faz parte integrante daquelle estabelecimento – um posto meteorologico, estação semaphorica e telegrapho electrico que o ligue com a Capitania do Porto de Ponta Delgada. Por mais de uma vez se tem visto fazer signaes para terra da navegação que cruza este ponto, signaes que não podem ser correspondidos porque o pharol não se acha habilitado com mariatos, e ainda ha pouco se viu um vapor inglez communicar com a terra por meio de cartas e esperar, fundeado trez dias, pela resposta.»

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No Plano Geral de Alumiamento e Balizagem, aprovado em 1883, previa-se que este farol se mantivesse tal como se encontrava, anotando-se porém nas observações: «Conserva-se o actual emquanto servir, devendo opportunamente ser substituido por um apparelho de grupos de clarões convenientemente escolhido.»

No ano de 1929, as suas instalações foram ampliadas tendo em vista a eletrificação e a passagem a aeromarítimo e, em 1936, foi dotado de mais duas casas de habitação para faroleiros, obra esta orçamentada em 74.172$00. No ano seguinte passou a utilizar como fonte luminosa a incandescência pelo vapor de petróleo, transformação que custou 22.849$00.

Em 1955 foi eletrificado, por meio da instalação de grupos eletrogéneos e a ótica foi substituída por um aparelho lenticular girante de 3ª ordem, pequeno modelo (375mm de distância focal), dotado de painéis aeromarítimos, cuja rotação era garantida por um motor a gás do mesmo fabricante, a empresa AGA, e incluía um sistema de substituição automática da lâmpada pela iluminação por acetileno. A lâmpada instalada era de 3000 W, ficando o gás ac​etileno como reserva.

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Em consequência desta transformação, que custou 497.200$00, o seu alcance luminoso passou a ser de 21 milhas.

Reveste-se de um certo interesse, o facto de a substituição da ótica do farol da Ponta do Arnel e respetiva eletrificação, se terem efetuado em detrimento da edificação do farol da Ponta do Cabrestante, na Ilha de Santa Maria, previsto no Plano de Balizagem aprovado em 1883, mas que, se revelava dispensável dada a existência de um farol aeronáutico naquela ilha.

No ano de 1990, em consequência do abandono da utilização do gás acetileno como combustível, foi retirado o aparelho ótico e montado em seu lugar, um aparelho “híbrido”, construído na Direção de Faróis e constituído por painéis com anéis dióptricos colocados sobre um pedestal rotativo automático, sobre o qual foi montado a nova ótica de 3ª ordem. 

A atual caraterística do farol é constituída por relâmpagos brancos, simples, 5 segundos de período, com um alcance de 25 milhas marítimas.

A torre do farol tem uma altura de 15 metros e uma altitude de 66 metros.​

LOCALIZAÇ​ÃO: NA PONTA DO ARNEL, ILHA DE S. MIGUEL

FUNÇÃO: COSTEIRO

ESTABELECIMENTO: 26/11/1876

LATITUDE: 37º 49’,39 N – 37º 49,45’ N (WGS)

LONGITUDE: 25º 08’,16 W – 25º 08,14’ W (WGS)

ALTURA: 15 METROS

ALTITUDE: 66 METROS

ALCANCE: 25 MILHAS (±46 Km)

CARATERÍSTICA: Fl G 5s (Lt 0,2s;Ec 4,8s).​