O Plano Geral de Alumiamento e Balizagem considerava a edificação de um farol de 4ª ordem na Ponta Delgada. Não compartilhava desta opinião a Comissão de 1902, propondo antes, que fosse instalado um aparelho de 1ª ordem, na Ponta do Albarnaz. Não foi no entanto uma decisão pacífica a desta Comissão. Chegou a ser aventada a hipótese de instalar um aparelho hiper-radiante mas como a despesa era grande e a diferença dos alcances andava à volta de 3 a 5 milhas, não compensava de forma alguma optar-se por este tipo de aparelho. Acabou por ficar decidido instalar um aparelho de 1ª ordem como inicialmente era proposto.
Em 1922 para a implantação do farol, foi feito um contrato amigável de expropriação de 5525 m2 de terreno, com João Lourenço, pela quantia de 3.500$00.
O farol do Albarnaz entrou em funcionamento em 28 de janeiro de 1925. Foi equipado com um aparelho lenticular, não de 1ª ordem como o previsto, mas de 3ª ordem, grande modelo (500 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro a petróleo de nível constante. A rotação da óptica era produzida pela máquina de relojoaria.
O candeeiro de nível constante foi substituído pela incandescência pelo vapor de petróleo em 1938.
Em 20 de janeiro de 1944 um avião militar despenhou-se no mar muito perto do farol.
Foi eletrificado através de grupos eletrogéneos em 1956, colocando-se uma lâmpada de 3000 W como fonte luminosa.
Em 1959 foi instalado um telefone.
Para a ampliação das instalações do farol, foram comprados em 1968 ao padre João de Deus, 200 m2 de terreno pela quantia de 1000$00.
A potência da fonte luminosa foi reduzida em 1983 com a instalação de uma lâmpada de 1000W/120V.
Está automatizado com o sistema modelo DF.
Em 25 junho 2008 ficou concluída a ligação da baixada ao PT da EDA e a 30 de setembro, ficou finalmente eletrificado com energia da rede pública.
Reduziu a lotação de pessoal de 4 para 3, passando um homem para o farol da P. da Ilha.
LOCALIZAÇÃO: Na costa Norte da Ilha das Flores
FUNÇÃO: Costeiro
ESTABELECIMENTO: 28 Janeiro de 1925
LATITUDE: 39º 31,12´N – 39º 31,20’ N (WGS)
LONGITUDE: 31º 13,89´W – 31º 14,14’ W (WGS)
ALTURA: 15 Metros
ALTITUDE: 104 Metros
ALCANCE: 22 Milhas (40,7KM)
CARATERÍSTICA: FI W 5s
ÓPTICA 3ª ordem, grande modelo (500 mm distância focal).