Direção de faróis

Farol da Ponta do Altar

Ponta do Altar. Data de estabelecimento: 1893. Latitude: 37º 06’,42 N, Longitude: 08º 31’,09 W.

​A memória descritiva para a construção do farol foi apresentada por Ricardo Peyroteu em 21 de junho de 1884 à Direcção Geral dos Correios Telegraphos e Pharoes do Reino.

A obra estava orçada em 2 contos de reis, mais 123$986 reis para despesas imprevistas.

Para o porto de Lagos a Comissão de Faróis e Balizas no seu Plano Geral, aprovado em 1883, projetava além da luz de porto da Ponta da Piedade, uma luz vermelha fixa na enseada de Lagos, com aparelho de 5ª ordem.

O farol da Ponta do Altar foi estabelecido em 1 de janeiro de 1893. Está localizado na Ponta do Altar, ao sul da barra de Portimão. A torre do farol tem 10 metros de altura e 32 metros de altitude. Foi instalado um aparelho ótico de 5ª ordem, sendo a fonte luminosa um candeeiro a petróleo dando luz branca, fixa.

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Em 1921 procedeu-se à compra de 38 m2 de terreno anexo para a construção de uma cisterna, reparação dos paramentos exteriores e ampliação do depósito, ascendendo estes encargos a setecentos mil reis.

A fonte luminosa passou a utilizar o gás acetileno em 1954.

A luz do farol que era fixa, passou em 1948 a ser de ocultações, de cor vermelha, com um alcance luminoso de 10 milhas.

Em 1976 o edifício foi ligado à rede pública de distribuição de energia elétrica, continuando no entanto a fonte luminosa a ser alimentada a gás até 1983, data em que foi eletrificado ficando a funcionar com um cambiador misto (eletricidade / gás).

O farol foi automatizado em 1992 com sistema GISMAN, ficando na altura a ser telecontrolado a partir do farol do cabo de S. Vicente.

Em 1999 fez-se uma grande intervenção de recuperação e remodelação de interiores voltando a ter somente uma residência. 

Em 29 de junho de 2001 a cor da luz foi alterada de vermelho para branca, com um alcance de 16 milhas.​

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LOCALIZAÇÃO: NA PONTA DO ALTAR

FUNÇÃO: COSTEIRO

ESTABELECIMENTO: 1893

LATITUDE: 37º 06',42 N

LONGITUDE: 08º 31',09 W

ALTURA: 10 m

ALTITUDE: 32 m

ALCANCE: 16 MI (29,5KM)

CARA​TERÍSTICA: LFI W 5s (Lt 2s;Ec 3s)​