Instituto de Socorros a Náufragos

Curso de Nadador-salvador

Tenha acesso a todas as informações relativas aos cursos de Nadador-salvador, bem como ao planeamento de cursos para o corrente ano.

​​​​​A componente de formação técnica do Curso de Nadador Salvador (CNS) surge na sequência da Lei nº 68/2014 de 29 de agosto. De acordo com o artigo 4º da referida lei “Nadador Salvador” é a pessoa habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a quem compete, para além dos conteúdos técnicos profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância.

Com o curso de nadador salvador o formando deverá ficar apto a identificar tipos, características e utilizar os diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar técnicas de utilização de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático tanto em água salgada como doce; utilizar técnicas de salvamento aquático especificas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades de acidentes no meio aquático e usar uniforme de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.​

O curso é de natureza teórico, teórico-prático e prático, incluindo a prática pedagógica e a prática simulada, contribuindo assim, para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como NS.​


​​Exames Específicos de Aptidão Técnica 2017

Desde 2016 que os cursos de nadadores-salvadores passaram a ser efetuados pelas Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP), deixando a Escola da Autoridade Marítima (EAM) de os fazer, exceto nos locais onde não existe oferta das EFNSP.

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) irá continuar a efetuar os Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT) para certificação dos nadadores-salvadores (NS), no âmbito das suas responsabilidades e incumbências enquanto entidade certificadora.

Nesse sentido, é efetuado um planeamento anual que pode ser consultado aqui (https://mcns.marinha.pt/candidaturans/), e o ISN deslocar-se-á às EFNSP para efetuar os EEAT dos alunos que concluíram os respetivos cursos de NS nestas EFNSP.

Face a esta nova realidade, o ISN teve que alterar os procedimentos para a realização dos EEAT para todos os NS que desejem manter as certificações de NS (EEAT a realizar de três em três anos).

Assim, o ISN dá a conhecer que todas as provas do EEAT para revalidação da certificação de NS, passam a ser realizadas em Lisboa, na sede do ISN.

Não obstante este procedimento de princípio, o ISN está disponível para a realização dos EEAT em outros locais do País desde exista um grupo de 30 candidatos, que tal não acarrete custos de utilização de instalações para o ISN, e que os locais e datas propostos sejam compatíveis com as disponibilidades do ISN.

Os candidatos devem-se inscrever nas datas previstas para realização do EEAT conforme o planeamento publicado em https://mcns.marinha.pt/c​andidaturans/

Todos os procedimentos encontram-se explicados aq​ui.


Lista de Formado​res certificados pelo ISN aqu​i.​


Módulo Adicional de Motos 4x4 ao Curso de Nadador-salvador​

O nadador-salvador segundo a Lei n.º 68/2014 de 29 de agosto é a pessoa singular habilitada com o curso de nadador-salvador certificado ou reconhecido pelo ISN, para além dos conteúdos técnico profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Nesse sentido e no âmbito do socorro a náufrago e da assistência a banhistas, o nadador salvador deve frequentar, o módulo de formação adicional de condução de motos 4x4, aumentando assim as suas valências e capacidades de atuação, nomeadamente nos Planos Integrados de Salvamento e nos Planos Integrados de Assistência a Banhistas. A validade da certificação é de cinco anos.​ Saber mais informações

Próximos cursos

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ

​Fonte da Telha

 28 a 31 de março de 2017
21 de março de 2017
Lagos​​4 a 7 de abril de 2017​29 de março de 2017
​Póvoa de Varzim​10 a 13 de abril de 2017​5 de abril de 2017

Requerimento para a frequência do módulo de formação a​dicional de técnicas de utilização de Motos 4x4 aqui.


Módulo Adicional de Motos de Salvamento Marítimo ao Curso de Nadador-salvador​

O nadador-salvador segundo a Lei n.º 68/2014 de 29 de agosto é a pessoa singular habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo ISN, para além dos conteúdos técnico profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Nesse sentido e no âmbito do socorro a náufrago e da assistência a banhistas, o nadador-salvador deve frequentar, o módulo de formação adicional de motos de salvamento marítimo, aumentando assim as suas valências e capacidades de atuação, nomeadamente nos Planos Integrados de Salvamento e nos Planos Integrados de Assistência a Banhistas. A validade da certificação é de cinco anos.​ Saber mais informações

Próximos cursos

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ

Lisboa - ISN

1 a 4 de março de 2017​
23 de fevereiro de 2017
​Portimão8 a 11 de março de 2017​

​2 de março de 2017

Figueira da Foz

​21 a 24 de março de 2017

​8 de março de 2017​

Requerimento para a frequência do módulo de formação a​dicional de técnicas de utilização de Motos de salvamento marítimo a​q​ui​.

​​

Módulo Adicional de Embarcações de Pequeno Porte

O nadador-salvador segundo a Lei n.º 68/2014 de 29 de agosto é a pessoa singular habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo ISN, para além dos conteúdos técnico profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Nesse sentido e no âmbito do socorro a náufrago e da assistência a banhistas, o nadador-salvador deve frequentar, o módulo de formação adicional de motos de salvamento marítimo, aumentando assim as suas valências e capacidades de atuação, nomeadamente nos Planos Integrados de Salvamento e nos Planos Integrados de Assistência a Banhistas. A validade da certificação é de cinco anos.​ Saber mais informações​

Próximos cursos

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ

Lisboa - ISN

2 a 5 de maio de 2017​
26 de abril de 2017

​Requerimento para a frequência do módulo de formação a​dicional de técnicas de utilização de embarcações de pequeno porte a​qui.