O Ministério de Defesa Nacional fez-se representar neste evento por um elemento do Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional, tendo sido analisada a criação e fomento dos mecanismos adequados de cooperação e de interoperabilidade, no que diz respeito aos recursos dos estados e ao estabelecimento de uma capacidade comum na vertente de resposta a um incidente de poluição, no espaço marítimo dos países que integram esta iniciativa.
A reunião realizou-se sob a égide da Marinha de Marrocos, tendo como base de partida a análise e discussão dos termos de referência (ToR) referentes ao projeto de Poluição Marítima Acidental (POLMAR).
Este encontro, que reuniu um total de dezasseis pessoas, contou com a presença de representantes de Espanha, França, Itália, Mauritana, Portugal, Tunísia e Marrocos.