De momento não se prevê qualquer derrame de substâncias perigosas ao ambiente, no entanto, estes meios estão no local, devidamente instalados e prontos a dar resposta a um possível incidente de poluição, durante a operação de preparação e reboque do navio em causa.
Para o efeito, estão empenhados 18 elementos do Serviço do Combate à Poluição do Mar, com apoio da UAM Vazante e da Semirrígida Benavente. Como forma de prevenção, foi colocado cerca de 600m de barreira de contenção, estando preparado diverso material de recuperação e armazenamento.
No apoio a esta intervenção está a Administração do Porto de Lisboa (APL), com a embarcação Ametista e a Proteção Civil Municipal de Cascais com a VCOC.


