MEDIA CENTER

Polícia Marítima controla e fiscaliza embarcações nas ilhas Selvagens

5 SET 2016 16:09

A equipa da Polícia Marítima de serviço no Posto nas ilhas Selvagens desenvolveu durante os últimos dias, várias ações de controlo e fiscalização de embarcações de recreio, que utilizam o fundeadouro após autorização do Parque Natural e que, em trânsito, passam pela área das ilhas Selvagens. No decurso destas operações, foram ainda fiscalizadas embarcações de pesca (atuneiros).

​O controlo marítimo é ainda feito com recurso ao Sistema de radar “Costa Segura”, numa monitorização permanente, durante o período diurno. Para além destas ações, a Polícia Marítima efetua patrulhas terrestres regulares com o pessoal do Parque Natural das Selvagens.

Até ao momento, a equipa da Polícia Marítima já fiscalizou 2 embarcações de pesca costeira e 9 embarcações de recreio, das quais 8 eram estrangeiras e 1 portuguesa.

O pessoal da Polícia Marítima destacado nas ilhas Selvagens tem, com missão prioritária, garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização e segurança da navegação, bem como apoiar a relevante ação desenvolvida na proteção e preservação do meio marinho, das pessoas e bens, na parte mais a sul do território nacional.