MEDIA CENTER

Reboque de navio cargueiro “SWALLOW” para barra do porto da Figueira da Foz

2 AGO 2016 10:08

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, como Comandante das Operações de Socorro, no passado dia 27 de julho, no âmbito das suas competências e em coordenação com a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), a operação de resposta à emergência no navio cargueiro “SWALLOW”, de bandeira espanhola e cerca de 90 metros de comprimento, que se encontrava no fundeadouro, a meter água e sem máquinas.

​O agente de navegação alertou o Piquete da Polícia Marítima (PM) pelas 07h00, informando para o incidente, tendo o capitão requerido auxílio. Assim, foram mobilizados os Bombeiros Municipais da Figueira Foz, que se deslocaram para o navio, a bordo do rebocador “Comandante Águas”, com 3 bombas de água submersíveis, com as quais procederam às manobras de esgoto, acompanhados do perito de máquinas da Capitania, que procedeu à vistoria e análise das condições de segurança do navio. 

Pelas 12h40, o piloto da barra iniciou o reboque do navio para o porto da Figueira da Foz, auxiliado por dois rebocadores, “Comandante Águas” e “Comandante Rocha e Cunha”, tendo o mesmo atracado em segurança no porto pelas 15h50 horas. 

Toda a operação foi acompanhada no mar por uma embarcação da Polícia Marítima com dois Agentes, e monitorizada no Comando-local pelo novo sistema de radar e monitorização “Costa Segura”.