MEDIA CENTER

Assistência a banhista na praia da Meia Praia

20 JUL 2016 15:07

Um militar da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima durante a época balnear, afeto ao Projeto “Sea Watch”, resgatou e assistiu, no dia 18 de julho, um banhista em pré-afogamento, de 59 anos de idade e de nacionalidade portuguesa.

O alerta foi recebido através de duas banhistas que se encontravam na água, numa área sem assistência a banhistas da praia da Meia Praia, em Lagos, tendo o militar atuado de imediato, conseguindo retirar o sinistrado do mar com sucesso e prestando-lhe o socorro no areal à beira-mar.

Apesar de se encontrar bastante combalido, o sinistrado preferiu não receber tratamento médico, abandonando a praia pelos próprios meios.

​Este militar atribuído à Capitania do Porto de Lagos está certificado com o curso de nadador-salvador e a sua tarefa diária é a vigilância numa moto 4X4 das zonas não vigiadas da praia da Meia Praia, assim como colaborar com o restante dispositivo de assistência a banhistas nessa praia. 

 A Autoridade Marítima Nacional recomenda que, para uma prática balnear em segurança, respeite sempre as indicações dos nadadores-salvadores, a sinalética e as bandeiras e tenha sempre preferência por praias vigiadas. Na ida a banhos, e porque em todas as praias existem locais mais perigosos para o efeito, aconselhe-se sempre com os nadadores-salvadores dos locais mais apropriados, colocando assim a sua segurança sempre em primeiro lugar.