MEDIA CENTER

Certificação da 1ª escola de Mergulho profissional em Portugal

14 JUL 2016 12:07

No âmbito das competências da Direção-geral da Autoridade Marítima como autoridade nacional competente para o reconhecimento e certificação das matérias relativas ao mergulho profissional, foi recentemente certificada a primeira escola de mergulho profissional em Portugal - a Casco Antíguo -, para além da Escola de Mergulhadores da Marinha, a única existente até à data.

​Esta nova escola de mergulho faz parte integrante da empresa IBERAGAR, que foi fundada em agosto de 1964, em Alverca do Ribatejo, pela fusão de duas companhias (Biomar e AGC), e se estabeleceu na margem sul do Tejo (Coina, Barreiro), em 1970, onde permanece até aos dias de hoje, na sequência da aquisição da Sociedade Japonesa Unialgas.

A empresa dedica-se à prospeção e aquisição de matéria-prima (algas) para a produção de Agar-agar, um coloide purificado de algas vermelhas do género “Gelidium”, onde se especializou. Quimicamente o agar é uma molécula complexa, que possui um conjunto de propriedades particularmente úteis em diversas industrias, nomeadamente, Alimentar, Farmacêutica e Biotecnológica. 

Paralelamente a empresa desenvolveu outra área de negócio que funciona como Loja e Escola de Mergulho, comercialmente conhecida por Casco Antíguo Portugal, que se dedica à comercialização e formação nas mais diversas áreas do mergulho Profissional, Recreativo e Militar.

Com a abertura desta escola, será possível formar novos mergulhadores em Portugal, inicialmente com a categoria mergulhador-inicial, e que irão prover mão-de-obra especializada, para um mercado de novas profissões ligadas ao mar, como sejam o apoio às infraestruturas de aquicultura e energia “offshore”, apanha de algas, etc.