MEDIA CENTER

Assistência e reboque da embarcação “C4U” na costa vicentina

12 JUL 2016 10:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou durante o dia 9 de julho, uma operação de assistência e reboque de uma embarcação motorizada com um comprimento de 18 metros, com dois tripulantes de nacionalidade Portuguesa a bordo, que se encontrava à deriva e sem governo, a 5 milhas a Norte do Cabo de São Vicente em Sagres.

​O skipper da embarcação deu o alerta via VHF CH16 pelas 16h32, reportando que teria ficado sem motores na embarcação, estando à deriva e solicitando apoio externo. De imediato, foi empenhada a eembarcação “SR-33” da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres, de forma a prestar a assistência e preparada para efetuar operações de reboque, se necessário. 

Ao chegar ao local da ação, confirmou-se que a embarcação não possuía qualquer capacidade de governo, tendo sido decido efetuar operações de reboque, de forma a prevenir uma possível aproximação excessiva à costa, provocando um encalhe da embarcação.  

Apesar das condições meteorológicas no local serem bastante adversas, com vento na ordem dos 35 nós, o trânsito decorreu em segurança, tendo sido transferido o reboque para uma embarcação pertencente a uma empresa privada pelas 19h40, tendo atracado na marina de Lagos pelas 04h50. ​