MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza costa sul da ilha de Santa Maria

24 JUN 2016 18:06

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Porto realizou na madrugada de ontem, dia 23 de junho, uma operação de fiscalização marítima por mar e terra na costa sul da ilha de Santa Maria. No decurso da operação, foram fiscalizadas quatro embarcações, sendo três de pesca Profissional e uma de Recreio, a praticar pesca lúdica.

​Na operação foi ainda detetada em flagrante uma situação  de apanha ilegal de Lapas Mansas (só podem ser apanhadas ao fins-de-semana e feriados), numa zona da costa de difícil acesso por terra. Concretamente foram detetados quatro indivíduos nesta prática ilegal que, após se aperceberem da presença policial, se colocaram em fuga, mas acabando por ser identificados pelo elemento da PM em terra.

Face à dificuldade de acesso ao local, foi então empenhada uma mota de água da Polícia Marítima que, por mar, colocou dois agentes no local da prática da infração. Já neste local, foram detetados os apetrechos utilizados na apanha e um saco com cerca de 3 kg de Lapas Mansas que, depois de pesadas, foram devolvidas ao mar por ainda se encontrarem vivas.

Os infratores acabaram por ser identificados, verificando-se que um dos indivíduos se encontra em situação ilegal no país, com documentos caducados.

Durante as quase quatro horas da missão, foram percorridas 45 milhas náuticas.

​​