MEDIA CENTER

Nova equipa da Polícia Marítima parte no domingo para a Grécia

24 JUN 2016 17:06

Uma nova equipa da Polícia Marítima vai partir para a Grécia, no próximo domingo, com o objetivo de integrar a missão da agência FRONTEX – POSEIDON SEA 2016, na ilha de Lesbos.

​A equipa, composta por 8 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da Viatura de Vigilância Costeira, terminou ontem, dia 23 de junho, a fase de aprontamento e preparação para a missão. A equipa realizou treino operacional, exames médicos e recebeu aconselhamento psicológico.

Parte da equipa fez treino específico na Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da PM. Esta viatura tem capacidade para detetar, seguir e identificar embarcações e permite igualmente detetar pessoas em condições de visibilidade reduzida.

A VVC garante a vigilância costeira da área de operações em simultâneo e em coordenação com as embarcações TEJO e ARADE, auxiliando no controlo de fronteiras da União Europeia e no apoio ao resgate de emigrantes e refugiados, em missões de busca e salvamento.

A equipa encontra-se bastante motivada e na bagagem levam alguns peluches e brinquedos para oferecer às crianças que irão resgatar.

Desde o dia 01 de outubro de 2015, data do início da missão, a PM já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3105 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 823 bebés e crianças e 669 mulheres, e deteve 5 facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.