MEDIA CENTER

Autoridade Marítima treina combate à poluição do mar em diferentes cenários

18 JUN 2016 09:06

O Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional desenvolveu, desde o dia 14 de junho, até ontem, dia 17 de junho, um treino em combate à poluição, na Base Logística Nacional, enquadrado pelo estabelecido no plano de contingência nacional – Plano Mar Limpo (RCM 25/93). Este treino tem por objetivo permitir o adestramento e a prática de técnicas de combate à poluição do mar, em particular, na vertente da contenção e recuperação de hidrocarbonetos e comando e controlo.

​Das várias atividades realizadas, destaca-se o treino de condução e progressão em todo o terreno, treino  de comunicações, operação de barreiras de contenção em diferentes cenários, utilização de técnicas de recolha mecânica de hidrocarbonetos (com diferentes tipos de recuperadores), limpeza de praia e lavagem de rochas.

Este treino incidiu ainda na operação da embarcação UAM “Vazante”, juntamente com outras embarcações, na simulação da recolha dinâmica de hidrocarbonetos, formação em "U" e em "J". Foi também realizada a montagem e operação do recuperador de hidrocarbonetos de alto débito (TRANSREC com capacidade de recolha de 250m3/h), vocacionado para operação no “offshore”. Em paralelo, foram treinados procedimentos de comando e controlo e diversas ferramentas informáticas de apoio à decisão.

Para além da vertente técnica, salienta-se toda a componente de trabalho, dinâmica e liderança das equipas, apenas possível, quando inserida em contexto de treino operacional.

Ver todas as fotos.