MEDIA CENTER

Resgate de banhistas no mar da praia da Vagueira

12 JUN 2016 10:06

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima (PM) de Aveiro, enquanto Comandante das Operações de Socorro (COS), coordenou, na tarde de ontem, dia 11 de junho, uma operação de socorro e salvamento de dois banhistas em dificuldades no mar da praia da Vagueira, cuja época balnear só tem início a 25 de junho.

​O alerta foi dado via telefónica às 15h20  pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, para o Piquete da Polícia Marítima de Aveiro. De imediato, foram mobilizados para o local, por mar, a embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Aveiro e, por terra, a viatura do projeto “Sea Watch”, o INEM, os Bombeiros Voluntários de Vagos e uma viatura da PM, que já se encontrava em patrulha nas zonas balneares de maior afluência, como reforço da vigilância das praias antes do início da época balnear.

Os banhistas do sexo masculino, com 21 e 16 anos, de nacionalidade portuguesa e residentes em Vagos, acabaram por ser resgatados com vida, pela embarcação de Xávega “O Vencedor”, que opera na praia da Vagueira.

O Banhista mais novo necessitou de ser assistido na praia e evacuado para o centro hospitalar de Aveiro pelos Bombeiros Voluntários de Vagos.

E porque a sua vida está sempre em primeiro lugar, de forma a evitar situações semelhantes, a Autoridade Marítima Nacional aconselha todos os banhistas a adotarem uma postura de cumprimento das regras de segurança balnear e a seguirem as seguintes regras essenciais:

  • Frequentar praias vigiadas;
  • Não tomar banho em zonas de enrocamento e pontões;
  • Garantir um intervalo de três horas após uma refeição normal, antes de ir a banhos;
  • Respeitar escrupulosamente as indicações dos nadadores-salvadores;
  • Vigiar as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água, em caso de dúvida relativamente ao estado do mar.