MEDIA CENTER

Projeto “Sea Watch” reforça mais um ano a vigilância das praias portuguesas

27 MAI 2016 10:05

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal juntam-se mais esta época balnear no Projeto “Sea Watch”, para vigiar e garantir a segurança dos banhistas ao longo das praias sem vigilância de nadadores-salvadores, prevenindo a ocorrência de acidentes por afogamento. O arranque oficial do projeto para este ano tem lugar, no próximo dia 28 de maio, na Esplanada dos Pescadores, junto à Praia da Ribeira de Cascais.

​​​O projeto, lançado há cinco anos, consiste na cedência por parte da SIVA, durante a época balnear, de 26 carrinhas Volkswagen, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, operadas por Militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional.

Vão estar presentes na cerimónia, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, o Almirante Autoridade Marítima Nacional e o Presidente da SIVA.​​

Agenda

10h00​

​Início da Cerimónia. Içar da Bandeira Nacional

10h05

Boas-vindas e intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Cascais

10h15

Descrição do projeto e sua importância

10h30

Entrega oficial das viaturas pela Siva Portugal à Autoridade Marítima Nacional

10h40

Intervenção da SIVA

10h55

Intervenção da Autoridade Marítima Nacional

11h10

Intervenção do Secretário de Estado Defesa Nacional

11h25

Saída em coluna das viaturas VW Amarok

Encerramento da cerimónia

11h30

Ponto de imprensa


Este projeto marca presença nas praias portuguesas há 5 anos tendo permitido, no ano passado, a realização de 742 assistências, nas quais foram salvas 595 vidas, posicionando Portugal como um dos países do mundo com a menor taxa de mortalidade por afogamento durante a época balnear.


Nota de imprensa: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar a cerimónia de arranque do projeto SEAWATCH 2016, no próximo dia 28 de maio.

Solicita-se confirmação de presença até às 18h00 do dia 27 de maio, para os seguintes contactos:

Tenente Pais Serôdio – 919 663 200

Email: girp@amn.pt​